Aqui está um breve relato sobre o surgimento da cidade de Trindade. Trindade é um município brasileiro do estado de Goiás com 719,75 km² e população estimada em 2008 de 102.870 habitantes. A cidade surgiu da romaria da imagem do Divino Pai Eterno e continua seguindo sua vocação religiosa até hoje.
Atualmente faz parte da região metropolitana de Goiânia. Situada a 18 km da capital. O aniversário da cidade é 31 de agosto.
Tem um clima agradável a temperatura média anual é de 27°C. O padrão climático da região é do tipo tropical, caracterizado por apresentar duas estações bem definidas – uma chuvosa, de outubro a março (primavera / verão), e outra seca, de abril a setembro (outono / inverno).
Como tudo começou
Por volta de 1840, na até então denominada cidade de Barro Preto, foi encontrada uma pequena imagem de barro (um casal de agricultores descobriu, quando roçavam um pasto nos fundos de casa, ao lado do córrego Barro Preto), em formato de medalha, representando a Virgem Maria sendo coroada pela Santíssima Trindade, em uma olaria de propriedade de Constantino Xavier Maria. e cativou a gente humilde do lugar. Aos sábados, reuniam-se para rezar o terço e, em bem pouco tempo, a casa de Constantino Xavier e Ana Rosa já não conseguia acolher tanta gente para a oração diante do Pai Eterno. Essa medalha foi considerada miraculosa e deu início a uma romaria até o local onde foi construída uma igreja para abrigar tal artefato. Onde hoje é a Igreja Matriz.
Construiu-se logo uma capela coberta de folhas de buriti. Os devotos já vinham de todo lugar, trazendo presentes e ofertas para o Pai Eterno. Uma ajuda aqui, outra ali, logo se ergueu uma capela de alvenaria, coberta de telhas, e surgia o patrimônio da igreja, com doações de terras pelos fazendeiros do arraial.
Constantino resolveu retocar o medalhão sagrado e pediu os serviços de um grande artista da época, José Joaquim da Veiga Valle, da cidade de Pirenópolis. Em vez do medalhão retocado, surgiu a escultura da imagem em madeira, ainda hoje venerada no Santuário de Trindade.
A fé no Divino Pai Eterno cresceu, transformou-se em romaria e, ao longo dos anos, ganhou fama e trazia a Trindade gente e mais gente, numa grande festa de fé e confraternização de um povo. O refrão popular contava bem o espírito da romaria: "Coisa boa é bondade, festa boa é da Trindade".
A Festa do Divino Pai Eterno
O dia da grande festa é o primeiro domingo do mês de julho de cada ano. Durante os nove dias, que antecedem o grande dia de festa, são celebradas missas, novenas, encontros com jovens, casais, carreiros do Divino Pai Eterno (procissão dos carros-de-boi), foliões, tropeiros, e muito mais. Também são atendidas milhares de confissões e realizados centenas de batizados neste tempo de intensa presença de Deus em Trindade.
Fonte: Google. Pousada Hobby Ludy.